A palavra crise, proveniente do verbo grego krinein, traz o sentido de separar, decidir. Então, a crise vem para mostrar algum tipo de desconforto que o indivíduo está vivendo, e que atingiu um nível muito alto.

Em algum momento da vida, a pessoa pode sentir uma insatisfação grande e começa a questionar sua forma de viver. Esse desconforto pode ser desencadeado por insatisfações pessoais, profissionais ou de relacionamentos.

Gosto muito de olhar para a palavra “crise “, como representando uma oportunidade que a vida está proporcionando à pessoa para rever alguma situação que possa estar gerando insatisfação, e poder ter um novo olhar e a partir daí fazer novas escolhas. Se a pessoa não olhar de fato para a situação e continuar com os mesmos hábitos, em outro momento a crise vai voltar, porém de forma mais intensa para chamar mais a atenção. Costumo dizer que “fazer vista grossa” não resolve, é o mesmo que “jogar sujeira para debaixo do tapete”.

É importante estarmos atentos aos primeiros e pequenos sinais que a vida nos dá. Esses sinais são muito individuais, podem se apresentar como um desconforto físico, emocional, transtornos de sono e alimentares. Situações que paralisam o indivíduo em algum aspecto da vida ou em vários.

Em alguns casos a pessoa consegue resolver sozinha, e em outros casos é importante buscar ajuda psicológica e psiquiátrica, se necessário. É muito comum algumas pessoas ainda mostrarem resistência em buscar algum tipo de ajuda. Porém, quando a ajuda é aceita, a trajetória fica mais leve, obtendo alívio e resultados mais rápidos para viver de forma mais feliz.

Depois de buscar ajuda, as pessoas comentam “por que não busquei ajuda antes”?

Todos temos um potencial a ser desenvolvido, uma Luz! Basta eliminar o que está atrapalhando essa Luz de brilhar. A psicoterapia é uma das abordagens de tratamento para ajudar nesse processo de autoconhecimento.

Deixo o convite: vamos limpar e brilhar ?

Compartilhe esse Conteúdo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Você também Pode Se Interessar

Pensamentos

Corpo e Mente

Essa relação tão importante que é corpo e mente, muitas vezes, deixamos passar despercebido, não tendo um olhar integrativo sobre essa relação. Separando os dois,

Dicas

A terra canta para quem sabe ouvir

Vou compartilhar um pouco sobre a importância e os benefícios que podemos ter ao nos conectarmos com a natureza. São inúmeros os ganhos que temos